Quinta, 01 de Outubro de 2020
75988012515
Cidades Candeias

Candeias: Dois terminais de Porto de Aratu têm arrendamentos aprovados pelo TCU

Projetos de arrendamento dos terminais ATU12 e ATU18

07/08/2020 16h06
26
Por: Redação Fonte: BN
Reprodução Ministerio de infraestrutura
Reprodução Ministerio de infraestrutura

Projetos de arrendamento dos terminais ATU12 e ATU18 do Porto de Aratu, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foram aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nesta semana. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o ATU12 terá contrato de 25 anos e será destinado à movimentação de graneis minerais. Já o contrato do ATU18 é de 15 anos. O local será dedicado ao transporte de graneis vegetais.

 

A expectativa é que os leilões, cujos critérios serão maior valor de outorga, ocorram ainda em 2020. A estimativa é que sejam investidos R$ 294,5 milhões no ATU 12, com obras como construção de novo armazém; implantação de sistema para tratamento de efluentes líquidos do píer; dragagem de aprofundamento do berço de atracação; entre outros. Mais de cinco mil empregos também são previstos, entre diretos, indiretos e efeito-renda.

 

Já para o terminal ATU 18, a previsão é de investimentos de R$ 119,8 milhões. Estão previstas construção de cinco novos silos de armazenagem; ampliação e alargamento da plataforma; dragagem de aprofundamento do berço de atracação; entre outras ações. A estimativa é de mais de dois mil empregos entre diretos, indiretos e efeito-renda.

 

Ainda segundo o ministério, atualmente há apenas um terminal especializado na movimentação de granel sólido vegetal no complexo portuário, que opera no limite da sua capacidade dinâmica. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias